Contents
- 1 O que são indicadores de volatilidade?
- 2 Por que usar indicadores de volatilidade para opções?
- 3 Três estratégias para indicadores de volatilidade
- 4 Conclusão
Indicadores de volatilidade e opções binárias são uma ótima combinação. Eles podem criar estratégias de negociação simples, mas altamente lucrativas. O que é ainda melhor: duas das estratégias que lhe ensinaremos podem ganhar uma negociação sem exigir que você preveja a direção em que o mercado se moverá – a negociação não poderia ser mais simples.
Neste artigo, você aprenderá:
- O que são indicadores de volatilidade?
- Por que usar indicadores de volatilidade para opções?
- Três estratégias para volatilidade
Com essas informações, você poderá criar sua própria estratégia lucrativa de opções binárias com base em indicadores de volatilidade.
O que são indicadores de volatilidade?
Os indicadores de volatilidade são indicadores técnicos. Isso significa que agregam os dados dos movimentos anteriores do mercado, aplicam uma fórmula e apresentam o resultado de uma forma que permite aos traders compreender de forma rápida e simples o que se passa e o que acontecerá a seguir.
Os indicadores técnicos concentram-se exclusivamente na ação do preço. Isso significa que ignoram todas as informações fundamentais sobre o activo subjacente, por exemplo, os lucros de uma empresa ou as perspectivas económicas de um país. Em vez disso, eles analisam o que aconteceu com o preço de um ativo no passado e criam previsões com base nessa análise.
Os indicadores de volatilidade são uma forma especial de indicadores técnicos. Eles medem até que ponto um ativo se desvia de seu valor direcional médio. Isso pode parecer complicado, mas é simples:
- Quando um ativo tem alta volatilidade, ele se afasta muito de sua direção média. Um terremoto, por exemplo, tem alta volatilidade. As coisas ficaram calmas por muito tempo e agora há um movimento forte que muitas vezes muda de direção. Ativos com alta volatilidade sofrem constantes terremotos. Freqüentemente, eles negociam longe de suas médias móveis e mudam de direção rotineiramente.
- Quando um ativo tem baixa volatilidade, ele tem um forte senso de direção. O movimento da Terra em torno do Sol tem baixa volatilidade, por exemplo. Os ativos com baixa volatilidade partilham este forte sentido de direção. A sua direção pode mudar ao longo do tempo, mas eles negociam muito mais perto das suas médias móveis do que os ativos com maior volatilidade e mudam muito menos de direção.
Os indicadores de volatilidade medem a volatilidade de um ativo e a exibem de uma forma que facilita a previsão do que acontecerá a seguir.
Exemplos de indicadores de volatilidade
Existem dois tipos principais de indicadores de volatilidade:
- Os osciladores calculam um valor e o desenham em um gráfico separado, geralmente abaixo do gráfico de preços. O valor atual e a sua relação com valores passados permitem interpretações sobre o que os traders estão a pensar atualmente e previsões sobre o que acontecerá a seguir.
- Os canais usam a volatilidade para calcular um canal de preço e desenhar esse canal diretamente em seu gráfico principal. O canal envolve o preço de mercado atual e prevê a faixa em que o mercado provavelmente permanecerá. Os canais preveem que o mercado que se afastou muito da média provavelmente deixará os traders nervosos, o que os levará a investir na direção oposta e a trazer o mercado de volta à sua média.
Vejamos exemplos de ambos os tipos:
Exemplo 1: O intervalo verdadeiro médio (ATR)
Existem muitos osciladores de volatilidade. O mais preciso deles é o Average True Range (ATR). O ATR deseja descobrir até que ponto o período médio de um ativo se moveu no passado, mas usa um método de cálculo mais preciso do que outros indicadores.
Outros indicadores utilizam uma fórmula fixa, por exemplo, sempre subtraindo o máximo do período atual do seu mínimo. Embora este método seja preciso, ele ignora lacunas. Às vezes, o mercado salta de um preço para outro, o que cria uma lacuna no mercado. Os indicadores de dinâmica que ignoram estas lacunas pintam um quadro distorcido. A principal vantagem do ATR é que ele reconhece lacunas e as considera em seu cálculo.
Para uma explicação detalhada do ATR, leia nosso artigo sobre o ATR. Para este artigo, o ponto importante é que o ATR calcula o intervalo verdadeiro de cada período e, em seguida, cria uma média móvel suavizada exponencialmente.
O resultado informa o intervalo médio verdadeiro dos últimos períodos. Por exemplo, quando o ATR tem um valor de 0,1, você sabe que um período médio tem $0,1 no passado. Você pode usar esse valor para prever a gama de movimentos futuros do mercado.
Você também pode interpretar o valor em relação aos valores anteriores.
- Se o valor caiu de $ 0,2 para $ 0,1, você sabe que o mercado está perdendo energia.
- Se o valor subiu de $ 0,05, você sabe que o mercado está ganhando força.
Ambas as tendências provavelmente continuarão. Eles criam situações diferentes que exigem estratégias de negociação diferentes, e o ATR ajuda você a identificar qual é a certa no momento.
Exemplo 2: Bandas de Bollinger
As Bandas de Bollinger criam um canal de preços em torno do preço de mercado atual. A relação do preço de mercado com este canal de preços ajuda a prever o que acontecerá a seguir.
O canal de preços do Bollinger Bands consiste em três linhas:
- Uma média móvel como linha intermediária. O valor típico para esta média móvel é de 20 períodos. Teoricamente, você pode usar qualquer valor que desejar, mas esse valor funcionou melhor para a maioria dos traders. Quando o mercado está acima da linha média, funciona como linha de suporte. Quando o mercado está abaixo da linha média, funciona como uma resistência.
- Uma linha superior e uma inferior com base nos desvios padrão. A maioria dos traders usa um valor duas vezes o desvio padrão para ambas as linhas. A linha superior funciona como resistência, a linha inferior como suporte.
As Bandas de Bollinger prevêem que o mercado permanecerá dentro das linhas superior e inferior. A linha média funciona como uma barreira que pode ser um suporte ou uma resistência. Isto significa que, quando o mercado se aproxima de uma linha, é provável que mude. Embora possa eventualmente romper a linha do meio, é altamente improvável que ultrapasse as linhas externas.
Para os traders, as Bandas de Bollinger permitem previsões simples. Eles fornecem indicações claras sobre o possível alcance de um movimento e muitas linhas de resistência e suporte que permitem negociações fáceis.
Por que usar indicadores de volatilidade para opções?
Os traders de opções binárias podem lucrar mais com os indicadores de volatilidade do que os traders de ativos convencionais. Existem duas razões principais para esta afirmação:
Algumas negociações ganham apenas com a volatilidade
Os traders de ativos convencionais não conseguem vencer uma negociação apenas com base na volatilidade. Os traders de ações, por exemplo, podem utilizar indicadores de volatilidade como um fator no processo de tomada de decisão, mas os indicadores de volatilidade dizem pouco sobre se o preço de um ativo irá subir ou descer – apenas prevêem que irá para algum lugar .
Isto é um infortúnio. Os indicadores de volatilidade são um dos poucos tipos de indicadores que podem fornecer previsões claras, mas são insuficientes para ganhar uma negociação aos traders de ações, roubando-lhes a possibilidade de criar uma estratégia matemática simples.
Para os traders de opções binárias, no entanto, saber que o mercado irá a algum lugar pode ser suficiente para ganhar uma negociação.
Volatilidade e opções de limite
As opções binárias oferecem uma ferramenta chamada opções de limite. Uma opção de limite define dois preços-alvo na mesma distância do preço de mercado atual, um acima do preço de mercado atual e outro abaixo dele. Quando o mercado atinge um desses preços-alvo, você ganha imediatamente sua opção binária.
As opções de limite são ideais para indicadores de momentum. Por exemplo, suponha que um ativo esteja sendo negociado a $ 100 e que seu corretor esteja oferecendo a você uma opção de limite com vencimento em uma hora. Os preços-alvo são de $ 100,20 e $ 99,80.
Para prever se o mercado pode atingir qualquer um dos preços-alvo, basta aplicar o ATR e definir o período do seu gráfico para uma hora. Agora duas coisas podem acontecer:
- O ATR indica 0,2 ou mais. Nesse caso, você sabe que um período médio movimentou $ 0,20 ou mais no passado. Como isso seria suficiente para o mercado atingir o preço-alvo, você sabe que há uma boa chance de ganhar a opção de limite
- O ATR lê menos de 0,2. Nesse caso, você sabe que um prazo médio teria sido insuficiente para conquistar sua opção de limite. Se tiver motivos para acreditar que o próximo período será mais forte do que a média, poderá investir de qualquer maneira, mas esta negociação seria uma má ideia com base no indicador de momentum.
Dependendo da sua tolerância ao risco, você pode adaptar sua estratégia. Você pode esperar para investir até que o ATR seja duas ou três vezes maior que a distância até ambos os preços-alvo. Quanto mais você esperar, menos oportunidades de negociação encontrará. Mas você ganhará uma porcentagem maior de suas negociações, o que pode valer a pena para os traders avessos ao risco.
Os comerciantes podem triplicar os lucros com indicadores de volatilidade
Existem muitos tipos de opções binárias. Freqüentemente, existem dois ou mais tipos semelhantes que diferem apenas na força do movimento necessário. O tipo que requer um movimento mais forte compensa os traders proporcionando um pagamento mais elevado.
Por exemplo, existem opções altas/baixas e opções de escada.
- As opções alta/baixa permitem prever se o mercado negociará acima ou abaixo do preço de mercado atual quando a opção expirar. Se você estiver certo, receberá um pagamento de cerca de 70 a 85 por cento.
- As opções de limite permitem prever se o mercado negociará acima ou abaixo do preço-alvo. Prever que o mercado negociará acima de um preço-alvo muito acima do preço de mercado atual pode gerar um pagamento de até 1.500%. Prever que o mercado negociará acima de um preço-alvo abaixo do preço de mercado atual resultará em um pagamento menor, talvez apenas 20%.
Movimento maior significa maior potencial de pagamento
Simplificando, prever um movimento mais forte proporcionará um pagamento maior. O problema é que, ao prever um movimento muito forte, você perderá sua negociação e não receberá nenhum pagamento.
Indicadores de momentum como o ATR são a ferramenta ideal para prever quão forte é o movimento que você deve prever.
Suponha, por exemplo, que a sua estratégia prevê um movimento ascendente para um ativo que está sendo negociado a $100. Se o ATR for 0,2 para um gráfico de uma hora e seu corretor lhe oferecer uma opção de escada com um preço-alvo de $ 100,10 e um pagamento de 150 por cento, você sabe que há uma boa chance de ganhar a opção. Se você previu corretamente um movimento ascendente, provavelmente ganhará sua opção. Como o pagamento é duas vezes maior do que com uma opção alta/baixa, a maioria dos traders arriscaria. Se o ATR fosse apenas 0,05, você deveria negociar uma opção alta/baixa.
Desta forma simples, os indicadores de momentum podem ajudá-lo a aumentar o seu pagamento médio sem ter que alterar a sua estratégia comercial básica. Para traders sérios, esse presente é impossível de deixar passar.
Indicadores de volatilidade podem encontrar novas negociações
Os negociantes de opções binárias também podem usar indicadores de volatilidade para criar sinais de negociação. Quando o mercado está se movendo em direção a uma Banda de Bollinger, por exemplo, você sabe que provavelmente irá mudar. Esta é uma previsão de que você pode negociar.
Da mesma forma, quando o mercado rompeu o Bollinger Bands médio, você sabe que é provável que continue seu movimento até atingir o Bollinger Bands externo. Este conhecimento fornece uma indicação clara de até que ponto o mercado irá se mover, o que é uma previsão que você também pode negociar.
Outros indicadores técnicos permitem previsões semelhantes.
Três estratégias para indicadores de volatilidade
Já mencionamos três maneiras pelas quais você pode negociar indicadores de volatilidade. Agora temos que definir estratégias concretas que você pode negociar. Vamos dar uma olhada em como você pode negociar opções binárias com indicadores de volatilidade.
Estratégia 1: Combinando Bandas de Bollinger com o ATR
Esta estratégia é tão interessante para este artigo porque combina as vantagens dos dois indicadores de momentum nos quais nos concentramos. Essas vantagens são:
- As Bollinger Bands podem prever até que ponto o mercado irá se mover,
- O ATR pode prever quanto tempo o mercado levará para chegar lá.
Combinados, ambos os indicadores fornecem informações suficientes para negociar uma opção binária com um pagamento elevado.
Quando o mercado romper o Bollinger Bands médio, provavelmente irá passar para o Bollinger Bands externo. Esta previsão por si só é suficiente para negociar uma opção alta/baixa.
- Quando o mercado rompeu o Bollinger Band médio em direção ascendente, você investe em uma opção alta.
- Quando o mercado rompeu o Bollinger Band médio em direção descendente, você investe em uma opção baixa.
Essa estratégia pode gerar receita para você – mas limita seus pagamentos a opções altas/baixas. O ATR pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro com a mesma estratégia. Tudo o que você precisa fazer é comparar o valor do ATR com a distância da próxima Banda de Bollinger.
Exemplo comercial
Vejamos um exemplo. Suponha que você esteja olhando para um gráfico horário e que a próxima Bollinger Band esteja a $ 0,1 de distância. O ATR tem um valor de 0,025. Com esse conhecimento, você poderia prever que um movimento perfeitamente reto levará o mercado para a próxima Bollinger Band em cerca de 4 horas.
Só há um problema: ninguém pode garantir que todos os períodos apontarão na mesma direção. Quando apenas um período apontar na direção oposta, já demorará mais para o mercado atingir a Bollinger Bands.
Para verificar sua previsão, você pode mudar para um gráfico com período de 4 horas. Em nosso exemplo, vamos supor que o ATR seja 0,075 neste gráfico. Isso significa que um período médio de 4 horas seria insuficiente para levar o mercado à próxima Bollinger Band. Você deve esperar um pouco mais de tempo, provavelmente cerca de cinco a seis horas.
Negociação de Volatilidade
Este conhecimento ajuda você a negociar uma opção binária com um pagamento maior do que uma opção alta/baixa.
- Se o seu corretor lhe oferecer uma opção de um toque com um preço alvo na distância de $ 0,05 e um prazo de validade de 4 horas, você sabe que há uma grande chance de ganhar esta opção. O movimento está ao alcance das Bandas de Bollinger, e o ATR indica que o mercado movimentará os $0,05 necessários em menos de quatro horas.
- Se o seu corretor lhe oferecer uma opção de escada com um preço-alvo $ 0,05 distante do preço de mercado atual, o mesmo cálculo se aplica como no nosso primeiro exemplo.
Esta estratégia é simples e lucrativa. As Bandas de Bollinger ajudam você a criar sinais facilmente, o ATR torna a escolha do tipo de opção certa tão simples quanto comparar alguns números. Você sabe quais movimentos estão ao seu alcance e basta escolher o tipo de opção com maior pagamento para lucrar com esse movimento. Todo o processo é simples e fácil – esse é o poder dos indicadores de momentum.
Estratégia 2: Negociando a leitura do ATR com opções de limite
Já tocamos nesta estratégia. Para os traders que desejam executá-lo, iremos agora explicá-lo em detalhes. O processo é simples e requer apenas que você compare alguns números. Aqui está o que você faz:
- Você cria um gráfico de preços com o ATR.
- Você define este gráfico de preços para um período de 5 minutos.
- Agora você compara a leitura do ATR com a opção de limite que seu corretor está oferecendo por um prazo de cinco minutos. Duas coisas podem acontecer:
- A leitura do ATR é maior que a distância até ambos os preços-alvo. Nesse caso, você investe.
- A leitura do ATR é menor que a distância até ambos os preços-alvo. Nesse caso, você não investe.
- Você repete esse processo para cada vencimento que seu corretor lhe oferece. Combine a duração do período do seu gráfico de preços com a duração do vencimento e, se a leitura do ATR for maior do que a distância até ambos os preços-alvo, você investe.
Essa estratégia é simples. A única coisa que você precisa descobrir é se deseja descontar a leitura do ATR. Por exemplo, você pode exigir que a leitura do ATR seja duas vezes maior que a distância até ambos os preços-alvo de sua opção limite antes de investir. Experimente alguns valores de desconto e logo encontrará a estratégia certa para você.
Estratégia 3: Opções de escada de negociação com base em bandas de Bollinger e preços que estão fora de alcance
As opções de escada podem fazer mais do que criar pagamentos elevados. Eles também podem criar negociações muito seguras.
- Quando você prevê que o mercado negociará abaixo de um preço-alvo muito acima do preço de mercado atual, é muito provável que você ganhe esta opção.
- Quando você prevê que o mercado negociará acima de um preço-alvo muito abaixo do preço de mercado atual, é muito provável que você também ganhe esta opção.
Essa estratégia é simples e fácil, mas há um porém. Por criar previsões seguras, essas previsões geram um pagamento muito baixo. Quando você prevê que o mercado negociará abaixo do pagamento mais alto quando sua opção de escada expirar, você poderá receber apenas um pagamento de 10 ou 20%.
Reduza o risco com bandas de Bollinger
Pagamentos baixos exigem que você ganhe uma alta porcentagem de suas negociações para ganhar dinheiro. Apenas algumas negociações perdidas já podem ser suficientes para perder dinheiro no final da semana. Portanto, você precisa de uma ferramenta que possa ajudá-lo a evitar a rara situação em que você perderia até mesmo uma previsão segura. As Bandas de Bollinger são o indicador técnico ideal para este trabalho.
Quando um preço-alvo está fora das linhas externas das Bandas de Bollinger, é altamente improvável que o mercado o alcance. Para verificar sua previsão, você sempre pode investir no preço-alvo com o pagamento mais alto fora das Bandas de Bollinger.
É claro que as Bandas de Bollinger mudam a cada novo período. Para usá-los em sua estratégia de negociação, você deve combinar o período do seu gráfico com o vencimento da sua opção binária. Quando você pensa em negociar uma opção de escada com vencimento em uma hora, você deve usar um gráfico de uma hora e investir logo no início de um novo período. Se 30 minutos se passaram no período atual, você deverá ajustar seu gráfico para deixar tempo suficiente no período atual para que sua opção expire. Você pode usar um período de duas horas, por exemplo.
Volatilidade comercial, não preços
A beleza desta estratégia é que ela funciona sem prever a direção do mercado. Quando um preço está fora do alcance da banda superior de Bollinger, você ganha sua opção se o mercado cair. Também é altamente provável que você ganhe sua opção se o mercado cair. O mesmo se aplica a um preço que está fora do alcance do Bollinger Band inferior.
Para executar esta estratégia, basta seguir estes três passos:
- Defina o período do seu gráfico para o vencimento mais curto que sua corretora oferece para a opção de escada e aplique as bandas de Bollinger ao gráfico.
- Compare os preços-alvo com as Bandas de Bollinger. Invista no preço-alvo com o maior pagamento que esteja fora do alcance das Bandas de Bollinger.
- Repita o processo para cada vencimento oferecido pela sua corretora.
Gestão adicional de riscos
Você também pode pensar em adicionar uma margem de segurança. Você pode fazer isso exigindo que os preços-alvo estejam a uma certa distância além dos limites de Bollinger.
Aplicada corretamente, essa estratégia pode gerar dezenas de oportunidades de negociação todos os dias. Você pode verificar cada gráfico sempre que ele criar um novo período. Se sua corretora oferece opções de escada com vencimento em cinco minutos, por exemplo, você pode verificar o gráfico a cada cinco minutos. Se apenas 50% dessas verificações lhe proporcionarem uma oportunidade de negociação, você ainda encontrará seis oportunidades a cada hora.
Se sua corretora também oferece opções de escada com vencimento em 15, 30, 60, 120 e 240 minutos, você também pode adicionar esses gráficos à sua estratégia de negociação. Agora, você pode encontrar ainda mais oportunidades de negociação.
Desta forma, esta estratégia pode encontrar muitas oportunidades de negociação de baixo risco, mesmo que você negocie apenas duas ou três horas todos os dias. Seu lucro por negociação será pequeno, mas com base em tantas negociações, você ainda poderá ganhar muito dinheiro.
Conclusão
Indicadores de volatilidade e opções binárias são uma ótima combinação. Indicadores como Bandas de Bollinger e Average True Range (ATR) ajudam a prever a amplitude de um movimento e a direção na qual o mercado provavelmente se moverá.
Você pode combinar ambos os indicadores para negociar tipos de opções binárias altamente lucrativas, negociar opções de limites baseadas apenas no ATR ou usar Bandas de Bollinger para negociar opções de escada. Alternativamente, você também pode adicionar qualquer indicador à sua estratégia para evitar negociações ruins e obter um pagamento maior.
Os indicadores de volatilidade oferecem centenas de estratégias de negociação possíveis. Você pode escolher o que mais gosta, mas deve pelo menos considerar adicionar indicadores de volatilidade à sua estratégia. A volatilidade é uma característica importante de todo ambiente de mercado e você deve pelo menos ficar de olho nela.