Gráfico MACD explicado

Explicando gráficos MACD

Seja o que for que você esteja negociando, muitas vezes é muito fácil sentir que você está se afogando em dados. Com muita informação à nossa disposição, existe um risco muito real de não vermos a madeira das árvores; de não conseguir identificar oportunidades de comprar na alta e vender na desaceleração. É por isso que os indicadores visuais podem ser tão atraentes. Eles destilam os dados em um formato fácil de incorporar e nos fornecem dicas úteis sobre quando e como agir.

Um gráfico MACD é um excelente exemplo disso. Compreender como ler um gráfico de Convergência/Divergência de Médias Móveis ( MACD ) pode fornecer uma informação vital sobre como uma ação ou índice provavelmente se comportará. Aqui, examinamos mais de perto o que os gráficos realmente significam…

Explicando o Indicador MACD: tendência e impulso em um só lugar…

O MACD foi desenvolvido há mais de quatro décadas. Simplificando, essas ferramentas de indicadores ainda são amplamente utilizadas hoje porque podem fornecer uma representação visual instantânea útil do impulso e da tendência . Enquanto a tendência se preocupa quase exclusivamente com dados históricos de preços claramente quantificáveis, o momentum preocupa-se mais com o panorama geral para tentar determinar a taxa de variação.

Para ter em conta a dinâmica na análise de mercado, normalmente é necessário ter em consideração múltiplas formas de dados provenientes de uma vasta gama de fontes, tais como relatórios de lucros de empresas, o que está a acontecer na relação entre compradores e vendedores no mercado em questão, além de comportamento histórico em termos de subidas e descidas de preços.

O grande problema com os dados de momentum é a incapacidade de atribuir automaticamente um valor a eles. É aqui que entram os osciladores : elaborados por matemáticos financeiros, eles empregam várias fórmulas para medir as variações de preços. Seu principal objetivo é geralmente informar os traders sobre um possível início de uma nova tendência ou sua reversão. Assumindo a forma de linhas traçadas sob o gráfico de preços da ação, índice ou moeda em questão, seu nome vem do fato de seus valores oscilarem invariavelmente em uma determinada faixa. Eles fornecem a capacidade de avaliar a posição imediata do mercado com referência à posição do indicador dentro deste intervalo.

O oscilador MACD, com a sua capacidade inerente de traçar a diferença entre as médias móveis de preços durante vários períodos de tempo, é especialmente útil na identificação de divergências entre o indicador e a tendência de preços de mercado de curto prazo. Então, digamos que o preço de mercado atinja um novo máximo: o que acontecerá a seguir? Uma rápida olhada no MACD revela que ele parou de subir em um nível inferior à linha anterior. A implicação é que a tendência ascendente está a esgotar-se e que podemos estar prestes a assistir a uma tendência descendente.

Vídeo tutorial

Aprenda como configurar o MACD na IQ Option e escolha uma estratégia.

Qual é a aparência do MACD?

Dê uma olhada neste instantâneo das ações da IBM (na exibição do gráfico, selecione MACD ao lado de Lower Studies). Normalmente, um histograma MACD pega a diferença entre uma média móvel exponencial (EMA) de preços de 12 dias e uma EMA de 26 dias e o resultado é exibido em uma única linha – a linha MACD (aqui, está plotada em vermelho). Os indicadores MACD geralmente têm uma linha adicional (referida como “linha de sinal”) que é a EMA da linha principal (azul). A média móvel é definida como 9 por padrão.

A linha MACD oscila acima e abaixo da linha zero (também conhecida como linha central ). MACD positivo significa que a EMA de 12 dias está acima da EMA de 26 dias.

Então, o que um gráfico MACD revelará?

Cruzamentos de linha de sinal

No gráfico da IBM, observe como a linha de sinal azul, em sua maior parte, segue a linha principal vermelha do MACD.
Geralmente, um cruzamento de alta do sinal de compra acontece quando o MACD sobe e cruza a linha de sinal. Um cruzamento de baixa ocorre quando o MACD desce e cruza abaixo da linha de sinal.

Crossovers da linha central

Quando o MACD se move acima da linha zero para ficar positivo, este é um indicador de alta.
Se a EMA de 12 dias se mover abaixo da EMA de 26 dias, o MACD se tornará negativo, movendo-se abaixo da linha zero – ou seja, um cruzamento de baixa.

Divergências

Uma divergência ocorre quando as linhas MACD seguem um curso diferente do comportamento dos preços.
Um possível indicador de alta aqui é onde o MACD começa a avançar e ainda assim o título está perdendo valor – ou onde o preço das ações registra um mínimo mais baixo e o MACD forma um mínimo mais alto. Ambos são exemplos de divergência positiva. Por outro lado, ocorre um sinal de baixa na forma de divergência negativa quando a ação avança ou se move lateralmente e o MACD mapeia uma máxima mais baixa ou um declínio. Este poderia ser um aviso de um pico nas cartas.

O gráfico MACD tem a reputação de ser um dos indicadores mais confiáveis ​​do mercado – mas, como acontece com todos os indicadores, está longe de ser infalível. Tirar o máximo proveito dele requer conhecimento sobre a melhor forma de aplicá-lo a um título ou índice específico e vale a pena notar que a EMA padrão de 12 e 26 períodos pode ser adaptada para cada assunto diferente. Esteja atento a vários sinais e combine-os com outras ferramentas para integrá-los à sua estratégia.

Fontes;

Investopedia – Diferenças entre impulso e tendência

StockCharts.com – Visão geral do MACD incluindo fórmula matemática


Obtenha gráficos MACD nas principais corretoras:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima